terça-feira, 16 de junho de 2015

Parede com incisões à La Fontana II

"Parede com Incisões à La Fontana II" é uma obra de Adriana Varejão, criada em 2001, em homenagem a Lucio Fontana. Uma técnica de óleo sobre tela e poliuretano em alumínio e madeira.
Essa obra é a obra brasileira mais cara já vendida, vendida por 1,1 milhão de libras (R$ 2,72 milhões). Leiloada e vendida na Christie's de Londres.






Cloud Gate

Situada no Millennium Park em Chicago, Illinois, no Estados Unidos, Cloud Gate é uma escultura do artista indo-britânico Anish Kapoor, que além de artista também foi arquiteto da obra. Foi inaugurada em 2006, feita por aço inoxidável. A escultura pesa 99.5 toneladas e mede 10 por 20 por 13 metros.
A obra foi apelidada de "O Feijão" (Original: The Bean) pelo seu formato.






Esculturas de Luz

Diet Wiegman é criador de obras extraordinárias que, aparentemente, parecem mais lixo do que algo artístico. Artista visual da Holanda, Diet usa muito da sua criatividade para produzir obras incríveis que acabam se tornando um tanto "mágicas". Suas obras são feitas com resíduos dos mais variáveis, materiais totalmente aleatórios, e quando uma luz é aproximada dessas obras em um determinado ângulo, a mágica acontece. Por quase cinco décadas Wiegman vem produzindo obras desse tipo, chamadas de arte sombra, e é visto como um pioneiro neste campo. 
Em algumas obras é usado também da escultura, pintura, vidro e/ou objetos de cerâmica. 
Na maioria das vezes, Diet Wiegman destrói suas próprias obras depois de expostas para, dos pedaços dela, construir outra obra.




Confira esse vídeo para demonstração.

Mais informações sobre: http://dietwiegman.tumblr.com/

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Chicletes

O italiano Maurizio Savini é um escultor, porém não usa mármore, granito ou argila em suas obras. Suas obras são compostas por goma de mascar, chiclete. Segundo Savini, o material é muito mais versátil. Ele esquenta o chiclete tornando-o mais manipulável e o molda com uma faca comum. O trabalho do artista já foi exposto em Londres, Edimburgo, Roma e Berlim. Algumas peças alcançaram 40 mil libras (mais de cem mil reais) ao serem vendidas.



Mais informações sobre: http://www.zupi.com.br/maurizio-savini-e-suas-inusitadas-esculturas-de-chiclete/

Eye

Essa escultura gigante, de mais de 9 metros de altura, foi feita pelo artista Tony Tesset em Chicago, nos EUA. Tasset disse que sua intenção era causar impacto na vida das pessoas, principalmente porque um olho é uma estrutura bastante comum.


Pietà

Aos 23 anos de idade, Michelangelo foi contratado para esculpir a obra Pietà, obra que levou por volta de um ano pra ser feita. O material utilizado foi mármore, a escultura possui 1,74m x 1,95m. A escultura representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria.
A escultura se encontra na Basílica de São Pedro, Vaticano.




Mais informações sobre: https://www.epochtimes.com.br/pieta-deslumbrante-obra-michelangelo/#.VXiXy_lVhHw  /http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_%28Michelangelo%29

A Noite Estrelada

Feita em 1889 por Vincent Van Gogh, uma técnica de óleo sobre tela. Suas dimensões são 73,66 x 92,08 cm.
A tela pode ser vista no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).




Mais informações sobre: http://www.infoescola.com/pintura/a-noite-estrelada/

quarta-feira, 10 de junho de 2015

A Persistência da Memória

Pintada em 1931 por Salvador Dalí, "A Persistência da Memória" (também conhecida como Relógios Moles) foi pintada a óleo sobre tela, com 24 x 33 cm.
Está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Dalí via os relógios como instrumentos normalizados e exatos que traduziam de forma objetiva a passagem do tempo.


O Grito

Do pintor Edvard Munch, "O Grito" é uma série de quatro pinturas e representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. A obra é considerada como uma das obras mais importantes do movimento expressionista.
Criada no período do Expressionismo, no ano 1893, possui 91 x 74 cm. Técnicas usadas: óleo sobre tela. Materiais: têmpera, tinta a óleo e pastel.
A obra se encontra na Galeria Nacional de Oslo.

Guernica

Uma obra trágica e clássica do pintor cubista Pablo Picasso, retrata as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.
Produzido em 1937, o painel mede 350 x 782 cm. Feito em tela pintada a óleo.
Está exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri.